E no final você ainda vai olhar para trás e agradecer cada tropeço. Acredite, Deus não falha.

domingo, 3 de julho de 2011

'Os homens cometeram atrocidades contra as mulheres'



"Em quase toda a história da humanidade nós, homens, cometemos atrocidades contra as mulheres. Vocês foram caladas, tolhidas, pressionadas, dominadas. Queimadas pelas chamas e pelo preconceito machista, foram apedrejadas e sangraram diante de plateias, foram consideradas heréticas, prostitutas, bruxas, indignas de se expressar.
Em muitas épocas vocês foram consideradas o sexo frágil, objeto sexual, símbolo do prazer, mentes destituídas de uma intelectualidade complexa. Os homens, surpeficiais na compreensão do psiquismo humano, não entenderam ou não quiseram entender que vocês sempre foram seres humanos completos e , em muitas áreas complexas da inteligência, melhores do que nós.
Por todos esses erros gravíssimos, nós homens temos uma dívida impagável com as mulheres, tanto as crianças e as jovens como as adultas. E tais palavras me comovem, não é retórica de um escritor. Vocês, contudo, como têm uma emoção dilatada, uma resiliência notável e uma incrível generosidade, esqueceram os traumas que lhes causamos.
E nestes tempos modernos, quando parecíamos que saldaríamos nossas históricas dívidas com vocês, nós só fizemoa aumentá-las. Não atiramos mais pedras físicas, vocês não sangram em praça pública, mas atiramos pedras emocionais, vocês sangram na alma. Não silenciamos suas vozes, mas as calamos por dentro. Temos promovido contra vocês o maior fenômeno de exclusão em massa da história, porém o fazemos de maneira sutil, subliminar, sem que vocês percebam nossa culpa. Deixem-me explicar.
No século XX, os homens lhes deram liberdade para votar, estudar e trabalhar. Então vocês foram longe. Por terem um pensamento abstrato mais aguçado que o dos homens e um raciocínio multifocal mais penetrante, capaz de enxergar por multiplos ângulos um mesmo problema, tiveram em média um desempenho intelectual melhor.
Vocês brilharam no palco da sala de aula e no teatro das empresas. Apesar de darem um banho de competência nos homens, devido ao nosso preconceito, vocês têm de trabalhar muito mais para provar sua eficiência. E, infelizmente, seus salários nem sempre são iguais aos dos homens quando ocupam as mesmas funções.
Mas o grande problema atual é que o sistema machista deu com uma mão alguns direitos para a mulher e a esmurrou subitamente com a outra. Violentamos e excluímos seu patrimônio genético com uma propaganda de massa como os nazistas fizeram quando excluíram os judeus e outras minorias. E não estou exagerando. A exclusão nazista foi de fora para dentro, a do sistema machista é de dentro para fora. É mais sutil e penetrante." (Augusto Cury em 'Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis')


Mulheres, tenham orgulho de serem mulheres. Tenham orgulho de hoje poderem provar ao mundo que são tão capazes como qualquer homem. Lembrem-se sempre que todas vocês são lindas do seu jeito e únicas.
Homens, respeitem as mulheres. As ame a encoragem. Homens inteligentes não desprezam as mulheres, por menores que pareçam ser, mas sabem que dentro de cada uma há um mundo a ser descoberto e admirado.

A herdeira.